Como fazer o fecho contabilístico da sua empresa

O encerramento das contas é um passo fundamental para manter a sua empresa sob controlo. Saiba como o fazer corretamente e quais os passos necessários.

o fecho contabilístico

Quem gere um negócio, seja ele pequeno ou grande, tem de ter em conta vários passos contabilísticos para gerir corretamente as finanças, entre os quais o fecho de contas.  

Na Prosegur Cash consideramos que esta atividade é de grande importância para manter o equilíbrio do seu negócio. Por isso, oferecemos diferentes serviços para empresas ou PMEs que servem como soluções de tesouraria para o ajudar a gerir esta tarefa da melhor forma possível.

O fecho de contas é um processo vital para qualquer empresa, no qual se agrupam todas as contas da empresa. Esta compilação de todas as contas anuais permite contabilizar o fecho anual da empresa.  

Sabendo como é complexo manter atualizadas todas as contas do ano de uma empresa, na Prosegur Cash dispomos da solução Cash Today com a qual pode acompanhar com precisão o ciclo de caixa do seu negócio com qualquer dispositivo através da nossa própria plataforma "My Prosegur".  

Esta solução irá melhorar os tempos de funcionamento da sua empresa, em termos de contagem, validação e saldo diário de caixa, controlando e melhorando os fechos de caixa diários e mensais, fatores que têm um impacto direto na eficiência dos fechos contabilísticos anuais da empresa.   

A digitalização do dinheiro depositado no cofre inteligente da Cash Today faz com que tenha o dinheiro na sua conta bancária de forma quase imediata, em menos de 24 horas ou no seguinte dia útil após ser feito o depósito na máquina. Esta solução permite ter total rastreabilidade dos seus movimentos de caixa e poder visualizar todos os movimentos online sempre que desejar.  

 

Porquê realizar o fecho contabilístico? 

Como referido anteriormente, o fecho deve registar os movimentos financeiros da empresa. Este processo permite-lhe fazer um balanço correto das receitas da empresa, das despesas efetuadas e ter em conta os custos das vendas e os custos de produção do negócio.  

Dada a importância da sua realização, é também necessário que o proprietário tenha em conta a gestão dos custos e pagamentos de uma forma cómoda e segura. Para a sua correta implementação, é necessário prestar atenção aos métodos de proteção de tesouraria e procurar soluções práticas no domínio das soluções de tesouraria. 

Para um controlo financeiro bem-sucedido da empresa, os proprietários devem considerar várias ferramentas para o processo rigoroso. Um método eficaz de manutenção de registos pode ser a utilização de um cofre de dinheiro inteligente como a que oferecemos com a Cash Today, que faz a contagem automática do numerário depositado, gere os movimentos de dinheiro e facilita o controlo das transações.  

 

O peso do fecho contabilístico e a sua relevância 

O fecho contabilístico permite perceber o estado atual do negócio, mostrando se a empresa conseguiu gerar lucros no ano ou, pelo contrário, se apresentou prejuízos no seu balanço anual. 

Em termos de calendarização do fecho de ano, estima-se, como já foi referido, iniciar a compilação de contas ao abrigo do ano natural, começando em algumas empresas a partir de 1 de Janeiro e terminando com o fecho de contas a 31 de Dezembro.   

Este período permitirá à empresa, no início do ano seguinte, começar a compilar os movimentos financeiros pormenorizados e elaborar os relatórios adequados. Os relatórios podem também ser apresentados ao Estado para encerramento, a fim de manter atualizadas as obrigações da empresa.   

De acordo com as implicações anteriores, este processo financeiro proporciona um espaço para rever a estratégia de vendas, a fim de avaliar se foram bem-sucedidas ou, caso contrário, repensar os métodos através dos quais a empresa gere as despesas de produção e acordar novas vias para avançar. 

 

Passos para um bom fecho contabilístico 

Para levar a cabo este processo, a empresa deve ter em conta alguns passos. Estes devem ser priorizados para evitar erros e realizar com sucesso o movimento sem negligenciar as alterações no final do período de vendas, certificando-se de manter atualizados os desenhos e qualquer tipo de progresso na gestão do negócio. Note-se que se recomenda a revisão dos livros contabilísticos durante a execução.  

Tendo em conta estas precauções, os passos efetivos para o realizar o encerramento de contas são enumerados a seguir:  

  1. Verificar os dados contabilísticos: num primeiro momento, o mais importante é a verificação detalhada de todos os movimentos. A verificação diária das contas demonstra um avanço significativo no fecho das mesmas, pois evidencia um manuseio eficiente dos registos financeiros e, assim, facilita o processo do fecho de contas no final do ano.  

  1. Verificação do plano de contas: nesta fase, estuda-se o plano de contas, que consiste no agrupamento de todos os grupos que estruturam as contas e a contabilidade da empresa.  

  1. Contagem de existências: estudo do stock ou das existências atuais da empresa, tendo em conta as unidades vendidas, as que ainda estão na posse da empresa e verificando se o total destas coincide.  

  1. Gestão das dívidas e ajustes gerais: é também importante verificar as dívidas correspondentes ao ano da empresa e ajustar as alterações de gestão de tesouraria que possam ser necessárias para evitar confusões nas contas.  

  

Em conclusão, o fecho de contas é um processo importante para qualquer negócio, que permite manter a empresa atualizada, reconhecer o seu estado atual e fornecer informações sobre os seus lucros e perdas. Na Prosegur Cash temos sempre em conta a importância deste procedimento para manter os movimentos financeiros atualizados de forma adequada.   

As empresas que já dispõem das nossas soluções de gestão de tesouraria não têm problemas com este tipo de gestão, já que facilitamos o fecho de contas com dados de cobrança precisos. Melhore a eficiência do seu negócio reduzindo o tempo diário gasto na reconciliação de caixa, colocando mais foco no seu negócio e no atendimento ao cliente.