O que é o serviço de Vigilante?
Com este serviço, terá ao seu dispor um Vigilante que se deslocará a sua casa ou negócio, sempre que ocorra um evento de alarme, previamente analisado e confirmado pela Central de Segurança 24h. O Vigilante colaborará com as forças de segurança e com o cliente. Os nossos Vigilantes estão preparados para agir 24h por dia, 365 dias por ano.
Experiência e Rapidez
A nossa Central de Segurança 24h, não só responde a eventos de alarme em menos de 20 segundos, como somos os primeiros a chegar ao local, através do serviço Vigilante Premium.
Um serviço rápido e eficiente.
Saiba mais sobre as vantagens de contratar o serviço Vigilante Premium
Em caso de ocorrência, o vigilante desloca-se imediatamente ao local, para análise e verificação do sucedido.
Realizam inspeções do local e do equipamento.
Geram um efeito dissuasor sobre possíveis intrusos.
Verificam o que poderá ter desencadeado o alarme.
Cooperam com as forças de segurança e os serviços de emergência.
Tranquilizam o cliente em situações de stress.
Seguem protocolos eficientes, que respeitam com profissionalismo.
Perguntas Frequentes
O Vigilante verifica e analisa o espaço envolvente da casa dos Clientes em que foram detetadas ocorrências, colabora com as forças de segurança, a quem presta todo o tipo de informação necessária, como o tipo de acionamentos que ocorreram no local ou estão a ocorrer, assim como, o tipo de evento reportado (intrusão, assalto, emergência médica, incêndio, coação e o serviço ContiGo).
O Vigilante não pode intervir, porque não tem poder policial e não está armado. Deve manter-se resguardado, para evitar ser agredido ou atacado, e será uma testemunha importante pelo que deve reunir toda a informação possível para depois comunicar às forças de segurança: como eram os intrusos, quantos eram, como fugiram, e qualquer outra informação relevante.
De acordo com o procedimento em vigor, o Vigilante deve deixar sempre o relatório da intervenção. Excecionalmente, não o fará quando a sua integridade física estiver em risco, ou quando as condições meteorológicas não o permitirem. O cliente poderá visualizar o relatório de intervenção a qualquer altura através da APP Prosegur SMART.
Quando o vigilante se desloca ao espaço do cliente, verifica primeiro o perímetro exterior e quando possível o interior para garantir que não existem indícios de evento real.
Quando o Vigilante se desloca ao cliente com as forças de segurança, não se aproxima do local onde ocorreu o evento: deve permanecer em segurança, a cerca de 40m de distância, e aguardar pela chegada das autoridades, os mesmos é que devem bater à porta ou tocar à campainha, assim que chegarem ao local.
O vigilante entra no local após verificação e análise, caso disponha de chaves e se estiverem reunidas as condições de segurança para o efeito.
O Vigilante não pode permanecer mais do que o tempo razoável nas instalações de um Cliente, porque tem de estar disponível para responder a outros eventos da sua área de intervenção. O Cliente pode solicitar a contratação de um Vigilante para que permaneça no local (4h no mínimo), ou fazer essa solicitação junto das autoridades locais.
Quando o vigilante se desloca ao espaço do cliente, verifica primeiro o perímetro exterior e quando possível o interior para garantir que não existe indícios de evento real.
Sim, qualquer cliente pode solicitar a deslocação do Vigilante, desde que em zona de cobertura geográfica, mesmo sem ter existido um evento de alarme e mesmo sem ter o serviço contratado. Nestas situações o cliente paga um valor adicional pela deslocação do Vigilante.