Sala de imprensa
Prosegur integra IA generativa da Telefónica nos seus escritórios em Portugal, Espanha e América Latina
Cerca de 24.000 colaboradores da empresa de segurança terão acesso direto ao assistente virtual GenIA, da Telefónica, para otimizar a gestão do seu ambiente de trabalho

Lisboa, 18 de março de 2025.- A Prosegur dá um passo em frente na digitalização do seu ambiente de trabalho com a implementação da Inteligência Artificial Generativa da Telefónica. A sua solução de gestão digital, Smart Workplace All in One, será reforçada com o assistente virtual GenIA, permitindo que os colaboradores da empresa de segurança em Portugal, Espanha e diversos países da América Latina beneficiem de uma assistência mais intuitiva e eficiente.
Com esta inovação, os colaboradores da Prosegur em 16 países, incluindo Portugal, podem agora contar com um assistente virtual, GenIA, para agilizar a resolução de problemas do dia a dia, simplifica processos e melhora a experiência digital no local de trabalho. Os pormenores do projeto foram revelados na mesa-redonda “IA Generativa para Melhorar e Transformar a Experiência dos Colaboradores”, realizada na Ágora da Telefónica no MWC2025.
Uma solução intuitiva para um ambiente de trabalho moderno
O GenIA é uma ferramenta de Inteligência Artificial generativa concebida para compreender e responder às necessidades dos utilizadores, permitindo-lhes resolver questões técnicas sem necessidade de conhecimento especializado. Caso a IA não consiga solucionar um pedido, este é automaticamente encaminhado para uma equipa humana, garantindo rapidez e eficiência.
Para além de melhorar a qualidade do suporte, esta tecnologia torna os colaboradores mais autónomos, libertando-os de tarefas repetitivas e permitindo-lhes focar-se em funções mais estratégicas. Além disso, o GenIA identifica padrões anormais de desempenho, como lentidão dos dispositivos ou falhas no email, antecipando incidentes e oferecendo soluções preventivas.
A Telefónica implantou na Prosegur, há cinco anos, a sua solução de digitalização do local de trabalho, o Smart Workplace All in One, que incluía um serviço omnicanal e multilingue com apoio presencial aos empregados, tanto no local de trabalho como em casa, no caso do teletrabalho, e agora este serviço está a evoluir ao incorporar a IA.
Para além de aumentar a qualidade do serviço prestado pelos agentes, a IA permitir-lhes-á tornarem-se mais autónomos e crescerem profissionalmente, dando-lhes mais capacidade para desempenharem novas funções operacionais, uma vez que são libertados de tarefas mais repetitivas para se concentrarem naquelas que são complexas e proporcionam maior valor.
O assistente GenIA também se integrará com várias ferramentas para detetar padrões de comportamento anormais recorrentes, como problemas de capacidade do disco, arranque lento e outros fatores de desempenho dos equipamentos. Além disso, o GenIA identificará marcos importantes, como falhas no serviço de correio eletrónico, permitindo-lhe antecipar potenciais incidentes. Graças a esta capacidade de previsão, o assistente poderá alertar os utilizadores e oferecer soluções de forma proactiva antes de estes serem afetados.
Inovação ao serviço dos colaboradores
Javier Castaño, Diretor de Workplace IT da Prosegur, sublinha: "Na Prosegur, apostamos continuamente na inovação para melhorar os nossos serviços internos. A colaboração com a Telefónica no desenvolvimento de soluções de IA generativa permitirá um apoio mais eficiente e personalizado aos nossos colaboradores, refletindo-se diretamente na qualidade do serviço prestado aos nossos clientes. Fazemo-lo sempre com um compromisso firme com a ética e a segurança."
María Muñoz, Diretora de Indústria, Serviços e Retail da Telefónica Espanha, destaca: "O Smart Workplace All in One proporciona à Prosegur uma gestão centralizada dos seus escritórios em ambos os lados do Atlântico. Esta solução automatiza processos, reduz tempos de resposta e melhora a satisfação dos utilizadores. Com a IA, não só resolvemos problemas de forma mais eficaz, como também conseguimos preveni-los."
Gestão digital integrada e sustentável
A solução Smart Workplace All in One oferece uma gestão completa e segura do ambiente de trabalho, incluindo desde a distribuição de equipamentos adaptados a cada função até um suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana, tanto presencialmente como para teletrabalho. Além disso, integra um processo sustentável para a substituição de dispositivos, assegurando a destruição ecológica e o apagamento seguro de dados.
Com esta nova aposta na Inteligência Artificial Generativa, a Prosegur e a Telefónica reforçam o seu compromisso com a inovação e a transformação digital, melhorando a experiência dos colaboradores e garantindo um serviço mais eficiente e seguro.