Prosegur e Prosegur Cash lançam projeto solar na Índia para reforçar o seu compromisso ambiental

Lisboa, 11 de junho de 2024.- A Prosegur e a Prosegur Cash revalidaram o seu programa de compensação de emissões, apoiando um projeto de produção de energia solar na Índia, onde o grupo opera através da SIS Prosegur, uma joint-venture que presta serviços de logística de valores e gestão de numerário. Graças a esta contribuição, ambas as empresas compensarão as emissões de CO2 equivalentes às geradas pelas suas operações na Europa, América do Norte e América Central durante o ano.

Iniciado em 2021, o programa Verra (Verified Carbon Standard) apoia o projeto "Bundled Solar Photovoltaic", uma iniciativa ambiciosa para substituir 1.207,5 MW de eletricidade convencional por energia renovável em sete estados da Índia. Esta mudança significativa contribui para a redução de quase dois milhões de toneladas de CO2 por ano, alinhando-se com o objetivo da Prosegur de alcançar a neutralidade carbónica.

O impacto do projeto fotovoltaico transcende a redução de emissões, promovendo o desenvolvimento económico local através da criação de empregos na instalação e manutenção de painéis solares. Estas ações demonstram um forte compromisso com a sustentabilidade e a adaptação às necessidades ambientais e sociais, garantindo a segurança energética na Índia.

Antonio Rubio, Secretário Geral do Grupo Prosegur, destaca: “O nosso compromisso com o ambiente é fundamental para a nossa visão do futuro. Iniciativas como este projeto de compensação de emissões, juntamente com a nossa transição para uma economia circular e a redução de resíduos, constituem os pilares fundamentais do Plano Diretor de Sustentabilidade”.

O programa de compensação de emissões complementa os esforços do grupo no seu caminho para a neutralidade carbónica. De acordo com os dados recolhidos durante 2023, o Grupo Prosegur conseguiu reduzir as suas emissões diretas e indiretas em 2,94% em relação ao ano anterior. Este progresso é atribuído principalmente à implementação de medidas de descarbonização, como a renovação da frota com tecnologias mais eficientes e a adoção de práticas avançadas de telemetria para otimizar o consumo de combustível.

Destaca-se também o esforço de redução do consumo de eletricidade, com uma redução de 26,02% das emissões indiretas, suportado pela implementação de 23 projetos de eficiência energética, incluindo a migração para tecnologia LED e a implementação de equipamentos de controlo e auto-geração fotovoltaica. Além disso, o Grupo Prosegur alcançou um marco significativo em termos de consumo de energia renovável, com a certificação de 100% de energia renovável nas operações na Alemanha e em Espanha, marcando um caminho claro para a sustentabilidade energética a nível global.

O compromisso da Prosegur e da Prosegur Cash com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas está profundamente integrado na sua estratégia empresarial, refletindo uma abordagem holística que engloba não só o ambiente, mas também o bem-estar das pessoas, a segurança no trabalho e a gestão ética.

Nota ao editor
Os dados são apresentados aplicando as correções de 2023 ao ano de 2022, incluindo os gases refrigerantes com o mesmo valor que em 2023, e eliminando a Austrália, que passa a ser considerada um investimento em entidades associadas, em resultado da fusão da atividade de gestão de tesouraria da Prosegur Cash e da Linfox Armaguard.